top of page
  • Foto do escritorDiocese de Cruz das Almas

Óbolo de São Pedro: coletas das celebrações destinadas ao serviço de caridade do Papa

Celebrando a Solenidade de São Pedro e São Paulo, acontece nas celebrações deste fim de semana, dias 29 e 30, a coleta do Óbolo de São Pedro: uma ajuda econômica oferecida pelos fiéis ao Santo Padre contribuindo para sua missão.



Por meio dessas doações e pelos dicastérios da Santa Sé, o Papa Francisco “faz com que sua voz chegue a tantas situações difíceis. Ele apoia obras de caridade em favor de pessoas e famílias em dificuldade, ajuda as populações afetadas por desastres naturais e por guerras”, destaca o site do Vatican News sobre a importância dessa oferta.


“O Óbolo de São Pedro é uma oferta que pode ser pequena, mas tem grande valor simbólico. É uma maneira concreta de fortalecer nosso senso de pertença à Igreja e nosso amor pelo Bispo de Roma, que preside todas as Igrejas na caridade. Quem doa ao Óbolo não apenas ajuda o Papa a ajudar aqueles que sofrem, mas também participa de sua missão de proclamar o Evangelho e coopera no serviço que o Papa oferece às Igrejas locais”, reforça o Vatican News.


Em maio deste ano, por meio desses recursos, o Pontífice doou 100 mil euros , equivalente a cerca de R$ 550 mil, para as pessoas atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul (RS).


Destacando a importância dessa coleta, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airtom José dos Santos, motiva a colaboração de todos os fiéis católicos nessa coleta para que o Papa Francisco exerça o ministério da caridade em nome de toda a Igreja.


Com essa doação, explica Dom Airton, o Pontífice “ajuda os mais necessitados, aos sofredores, as pessoas que são vitimadas pela guerra, pela perseguição, pelo desolamento”. “O Santo Padre tem ajudado inúmeras populações sofridas com essa ajuda que é nossa. Nós é que ajudamos o Papa a fazer esse gesto. Façamos isso com generosidade de coração e com alegria!”, solicita.

A coleta acontece tradicionalmente no dia 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo e Dia do Papa. No Brasil, assim como em alguns outros países, a festa é transferida para o domingo quando a data for durante a semana, neste ano, em 30 de junho. Entretanto, é possível realizar doações ao longo do ano por meio do site https://www.obolodisanpietro.va/it.html


Com informações do Vatican News

11 visualizações

Comments


bottom of page