Descrição Heráldica: Escudo partido de azul e vermelho. Cruz enquadrada de ouro, adestrada e firmada, cantonada em chefe por três coroas do mesmo, uma à destra e duas à sinistra, postas em faixa e em contra-chefe, à destra, por duas coroas de ouro, postas em pala, uma sobre a outra e à sinistra por uma flor-de-lis de prata. Mitra de branco forrada de vermelho, com sua ínfulas pendentes, franjadas de ouro. Cruz processional de ouro e báculo do mesmo, passados em aspa.

Descrição Simbólica: A cruz e as cinco coroas representam Jesus Cristo e as cinco chagas do Redentor. A Cruz é um importante símbolo para a Diocese de Cruz das Almas, pois a história e o nome do município estão diretamente ligados a uma cruz de madeira que existia em seu território, ponto de parada obrigatória para inúmeros tropeiros, onde faziam suas orações e renovavam sua fé, buscando forças para a árdua jornada de trabalho. A cor azul quer significar as águas que banham as terras do Recôncavo Baiano. O vermelho simboliza o sangue derramado por Cristo e a fé forte do povo dessa região. A flor-de-lis faz memória à Nossa Senhora do Bom Sucesso, padroeira da Diocese. A mitra, a cruz processional e o báculo são elementos que, segundo a heráldica eclesiástica, devem figurar num brasão de Diocese.

Arte e Descrições Heráldica e Simbólica:

José Valmeci de Souza (Atta)

Palhoça, SC, Junho de 2017.