O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano lançou um site dedicado à última encíclica do Papa Francisco ‘Fratelli Tutti’, sobre a fraternidade e a amizade social, lançada em 4 de outubro de 2020.


O site tem como objetivo divulgar a mensagem de amizade e fraternidade humana, em três línguas e com atualizações constantes. A página entrou no ar nesta terça-feira, 1º de dezembro e pode ser acessada através do link www.fratellitutti.va


De acordo com o Dicastério, o site é um espaço interativo uma vez que, através do espaço ‘Iniciativas’, todas as contribuições que igrejas, comunidades e indivíduos queiram divulgar serão recebidas e compartilhadas para colocar em prática a mensagem contida na Encíclica.


Apesar da página estar disponível, por enquanto, em três idiomas – italiano, espanhol e inglês – ela possui diversos recursos também em outros idiomas, entre eles francês, português, árabe e chinês.


Em relação a conteúdo, o site traz uma introdução sobre a encíclica e o documento para download em diversos idiomas, reflexões com comentários e análises, notícias e recursos como infográficos e materiais de aprofundamento.


Acesse o site:


www.fratellitutti.va

Acesse o vídeo de apresentação da Encíclica:







O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 2 de dezembro, o padre Norbert Hans Cristoph Foerster (SVD – Missionários do Verbo Divino) como bispo da diocese de Ji-Paraná (RO). A diocese estava sob os cuidados pastorais e administrativos do padre José Celestino dos Santos desde 5 de junho de 2019, quando o Santo Padre acolheu, por motivo de idade, o pedido de renúncia do bispo de Ji-Paraná (RO), dom Bruno Pedron.


Até então, o padre Norbert Hans estava exercendo a função de conselheiro provincial da Província Brasil Centro sua congregação, os Verbitas, em São Paulo, e atuava como presbítero na paróquia São Paulo Apóstolo no Jardim IV. Centenário, na região Belém na arquidiocese de São Paulo.


Currículo e trajetória pastoral


Padre Norbert nasceu em 9 de julho de 1960 em Bonn, na Alemanha. De 1980 a 1982 estudou, como leigo, Filosofia e Teologia nas cidades de Tier (2 anos) e Münster (1 semestre). Entrou no postulado dos Missionários do Verbo Divino em 1982, em Steyl, na Holanda. Iniciou, no ano seguinte, o noviciado em St. Paul – Wittlich-Wengerohr, na Alemanha.


De 1984 a 1987, estudou Teologia em St. Augustin, onde fez seus primeiros votos em 1985. Após o diploma, reconhecido pela faculdade de Santo Anselmo em Roma (1987), fez uma experiência missionária de dois anos no Brasil, ainda como seminarista, na paróquia de São Marcos, na região Belém, na arquidiocese de São Paulo. Experiência, transformada, posteriormente como destino de missão.


Foi ordenado diácono, em 1989, após ter feito os votos perpétuos na capela do Seminário do Verbo Divino em Santo Amaro (SP). No dia 10 de dezembro de 1989, recebeu a ordenação sacerdotal por dom José Aparecido Dias, então bispo da diocese de Registro. No início do ano seguinte, foi transferido para a paróquia São Francisco de Assis, no Valo Velho, no Capão Redondo, diocese de Campo Limpo, onde trabalhou seis anos como vigário paroquial. Neste tempo, fez mestrado em Ciências da Religião na PUC-SP sobre a religiosidade de jovens católicos da periferia.


De 1996 a 2000, morou na cidade de Registro, onde assumiu a Pastoral Vocacional diocesana e iniciou um seminário propedêutico, celebrando na cidade de Registro e substituindo padres verbitas em férias, animando nos locais a Pastoral Vocacional. Assumiu, durante alguns anos, a função de vigário geral da diocese. Também acompanhou a formação dos seminaristas da diocese.


Em 2001 foi chamado de volta à cidade de São Paulo como formador de teólogos na casa de formação dos Verbitas no Jardim Miriam, situado na paróquia Nossa Senhora Aparecida, na diocese de Santo Amaro. Iniciou o doutorado em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Bernardo do Campo, onde recebeu acesso direto ao doutorado, em razão do seu estudo anterior na PUC-SP.


De 2006 até 20212, foi vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, na diocese de Santo Amaro. Ao mesmo tempo, conseguiu reconhecimento para a sua graduação em Teologia, recebendo o título de bacharelado pela faculdade de Santo Antônio, em Juiz de Fora (MG). Concluiu o doutorado em Ciências da Religião na UMESP, em 18 de março de 2010. Neste tempo, deu aulas de Mariologia e Pastoral Urbana na graduação no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP).


No segundo semestre de 2012, assumiu uma nova missão na província Brasil-Centro dos Verbitas em Humaitá (AM). De 2013 a 215, foi administrador paroquial da catedral Imaculada Conceição de Humaitá. Neste tempo, também assumiu como vigário geral daquela diocese. Deu aulas de teologia no seminário maior João XXIII em Porto Velho. Nestes anos, acompanhou duas comunidades indígenas dos Parintintim.


De 2016 a 2019, acompanhou cerca de 65 comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Madeira na diocese de Humaitá. Em outubro de 2019, foi eleito como membro do Conselho Provincial dos Verbitas e precisou voltar para São Paulo. De 22 de março de 2020 até hoje ele vem atuando como pároco da paróquia São Paulo Apóstolo no Jardim IV. Centenário, na região Belém na arquidiocese de São Paulo.


Via: CNBB



No dia 5 de dezembro, das 9h às 11h, o Regional NE da CNBB realizará o Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. A formação será online e transmitida pelo canal do YouTube da Pascom NE 3 e pela página do Facebook da CNBB NE 3. A proposta da formação está integrada ao seminário nacional sobre CFE, que será realizado nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, às 19h30, pelos canais da CNBB Nacional.


A formação online tem como objetivo oferecer um momento de aprofundamento aos agentes de pastorais, a fim de que se tornem multiplicadores e animadores da Campanha nas dioceses e contará com a participação do Toninho Evangelista.


Realizada, em média, a cada 5 anos, a CFE, no ano que vem, tem como tema: “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema bíblico: “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade”, (Ef. 2,14). A campanha é uma oportunidade de reunir igrejas cristãs sob a premissa do diálogo, dando um testemunho de unidade na diversidade, tal como orientado por Jesus.


Segundo o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de campanhas da CNBB, que acompanha pela entidade a preparação desta campanha ecumênica pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristas (Conic), o grande tema que proposto é o diálogo. O padre aponta que a CFE convidará ao diálogo como compromisso de amor num cenário marcado por polarizações, ódios, ausência de escuta, individualismos imperialistas e indiferença, somos convidados a recuperar nossa capacidade de relação, tolerância, amorosidade e fraternidade.


“Esta campanha nos convoca a edificar um novo humanismo alicerçado na ética cristã. Não podemos permanecer indiferentes a esta realidade que banaliza a vida, gera conflitos, violências, discriminações e radicalizações”, disse.


Fonte: CNBB Regional NE3

LOCALIZAÇÃO

Tel (75) 3621-2686

 

Praça Senador Temístocles, s/n – Centro

Cep. 44.380-000 Cruz das Almas – BA.

e-mail: contato@diocesedecruzdasalmas.com.br

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Google+ Icon

© 2018 por Diocese de Cruz das Almas. Pastoral da Comunicação Diocesana.