Nesta terça-feira (30), na Paróquia São Pedro do Monte, aconteceu a Missa e Benção do terreno onde será construída a Capela dedicada ao Anjo Bom da Bahia.

A Celebração Eucarística foi realizada na Igreja Matriz e foi presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Osnir Brandão e concelebrada pelo Reitor do Santuário de Irmã Dulce, Frei Giovanni Messias.

Na Homilia, Frei Giovanni falou sobre a importância de um pedaço do Santuário nas terras muritibanas. E pediu aos devotos que pudessem imitar as virtudes da Santa baiana, principalmente a oração e ajuda aos pobres.

O Frei ainda destacou que mesmo com a saúde debilitada, devido ao enfisema pulmonar, problema respiratório que resultou na sua morte. Irmã Dulce sofreu muito, mesmo assim, sempre deu o seu melhor para ajudar os necessitados. Levantava cedo e ficava horas diante de Jesus Sacramentado.

Os devotos que participaram da Celebração foram agraciados com as Relíquias e a Imagem Peregrina de Santa Dulce dos Pobres.

Após a Missa, todos saíram em carreata em direção ao loteamento Alta Vista (Rua Dannemam), para bênção do terreno onde será construída a Capela dedicada ao Anjo Bom da Bahia.

A Paróquia Senhor Deus Menino, em São Félix convida todos os fiéis para participar de 10 a 19 de dezembro, da novena em honra ao Padroeiro.

Durante o novenário todos os paroquianos e devotos são chamados a refletir o tema: “Por uma Igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”.

No dia festivo, às 15h30 haverá uma carreata com a imagem de Senhor Deus Menino e às 17h, a Solene Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto.

Confira a programação completa:

Atualizado: há 3 dias

No dia último domingo (28), na Sede da Comunidade Anawin, em Cruz das Almas, Animadores Vocacionais se encontraram para viverem um momento de espiritualidade e retiro refletindo o tema: A Mística do Animador Vocacional.

O retiro teve início com a Santa Missa, seguido do café da manhã e logo após a Irmã Ana Edmária, da Congregação das Filhas de Sant’Ana, introduziu o momento de Espiritualidade ressaltando que a Mística do Animador Vocacional é o Encontro pessoal com Jesus Cristo, a escuta do Mestre e a alegria em transmitir sua mensagem.

Além disso, enfatizou que o animador vocacional é um colaborar da Trindade no sentido que é Deus Trino que chama e conduz e que o animador vocacional é aquele que zela na oração pela vocação e orienta o vocacionado a assumir plenamente seu chamado para servir ao Reino, seja numa vocação específica, seja como leigo ou assumindo a vida matrimonial.

Após esta plenária, os participantes rezaram com o texto de Lc 24,13-35 sobre os Discípulos de Emaus fazendo a experiência de caminhar com o Mestre e partilhar do que trazem no coração. Em seguida, Nailde Santana conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo a manhã de espiritualidade.

O Bispo Diocesano, Dom Antonio Tourinho Neto, esteve presente no retiro e falou aos animadores vocacionais. Em sua fala destacou sua alegria de está vivendo este momento, de ver a Pastoral Vocacional se estruturando com o apoia indispensável do Padre João Carlos dos Santos Pestana, paróco da Paróquia São José, Padre responsável pela Pastoral.

Ainda em sua fala, Dom Antonio apresentou um pouco das suas expectativas com relação a Pastoral Vocacional. Dentre elas, o desejo de que em cada Paroquia da Diocese se crie a Pastoral Vocacional Paroquial e que em todas as Paróquias e todos paroquianos promovam a cultura vocacional.

O bispo, também fez o apelo para que a Pastoral Vocacional andasse de mãos dadas com a Pastoral Familiar, Juventude, Catequese e Pascom. Por fim, o Padre João Carlos enalteceu a importância da participação de todo o Clero como colaboradores da dinâmica da pastoral vocacional na Diocese. Padre João ainda agradeceu a equipe que tem caminhando junto com ele na Pastoral Vocacional Diocesana e os animou na caminhada com fidelidade.

O retiro foi concluído com um momento fraterno e a partilha do almoço.